sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plano de Ação de Revitalização do Conselho Escolar

Justificativa:
A gestão escolar exige novos modos de fazer e pensar a educação, novos espaços sociais de diálogo e manifestações de opiniões e reivindicações, a fim de possibilitar uma formação política que contemple o novo modo de agir da comunidade escolar conforme a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96 e demais legislações em vigor que surgiram para reforçar as diretrizes instituídas pela Constituição Federal de 1988. A gestão democrática permite que a sociedade exerça seu direito à informação à participação e deve fazer parte dos objetivos de equipe de direção da escola que se comprometa com a solidificação da democracia. Democratizar a gestão escolar requer, fundamentalmente, que a sociedade possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, através de mecanismos institucionais. Esta presença da sociedade concretiza-se através da incorporação de pais, alunos, professores e funcionários envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões. Ou seja, significa abrir espaços de consolidação da democracia através da participação no Conselho Escolar na formulação do Plano de Ação Anual e na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar. Essa abertura  para participação significa gerar compromisso de todos para as soluções dos problemas enfrentados na escola. Para que haja esta participação efetiva é preciso que se realizem reuniões da Direção e do Conselho Escolar para planejar, repensar, avaliar e coordenar as ações gerais da Unidade Escolar

Objetivos:

·         Realizar a gestão escolar numa perspectiva democrática, contemplando o coletivo, de acordo com as propostas educacionais contidas na Proposta Pedagógica da Escola.
·         Desenvolver conhecimentos e habilidades sobre o saber-fazer do Conselho Escolar.
·         Organizar um encontro com toda a comunidade escolar para refletir sobre a importância da gestão democrática, a relevância do CE, e quais são suas principais atribuições.
·         Estimular a participação do Conselho Escolar de forma efetiva na Unidade Escolar.

Plano de Ação

Ações
Objetivos
Sujeitos envolvidos
Responsáveis
Cronograma
Resultados Esparedos

Realizar uma oficina para Implementação do Conselho Escolar.

Discutir o conceito, o funcionamento e a composição dos Conselhos Escolares.
Desenvolver conhecimentos e habilidades sobre o saber fazer do Conselho Escolar.

Diretor e os novos componentes eleitos do Colegiado Escolar


Diretor e vice-diretores

Fevereiro de 2011

Conscientização dos membros do Conselho escolar sobre a importância da sua participação ativa na escola.

Realizar Encontro para
Elaboração de um Regimento Interno.


Elaborar documento que especifique competências, composição, freqüênciia e local das sessões.. 


Os novos componentes eleitos do colegiado escolar.


Equipe gestora


Março de 2011

Conhecimento dos direitos e deveres de cada membro do colegiado escolar.


Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade.
Propiciar a participação de todos na elaboração da melhoria da qualidade da educação oferecida pela Unidade Escolar

Comunidade escolar


Equipe gestora


1º/2º sem.
2011



Melhoria no desempenho acadêmico dos estudantes.



Na realização da Oficina iremos fazer uma sensibilização com slide da música “O Sal da Terra” de Beto Guedes e em seguida abrir espaço para comentários sobre a letra da música. Após essa atividade o facilitador da oficina promoverá a atividade  Tempestade de Idéias onde apresentará alguns questionamentos:
·         O que você entende por Conselho Escolar?
·         Por que Conselho Escolar?
·         Para que Conselho Escolar?
Em seguida será registrado o posicionamento do grupo em relação as questões colocadas.
Concluída a atividade tempestade de idéias iremos fazer a fundamentação teórica sobre o funcionamento,composição e atribuições do Conselho Escolar.