segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DOCENTES DA UNIDADE

Articuladores de Área: Ana Cristina de Jesus Lima Isaura Maria Strappa Facchinetti Doria
Tatiana Barros de Souza Peixoto
Professores: Adailde dos Santos Ferreira, Elidineide Maria dos Santos Souza, Mª das Dores Santos Barros, Alexsandra de Brito, Eliete Bispo dos Santos, Mª de Lourdes Santos Batista, Alfredo de Souza Ferreira Fabiana Lima Pimentel Maria do Planto Santos, Ana Angelica Nunes Costa, Francelilda Rodrigues de Souza Maria Ilda do Nascimento, Ana Claudia Leandro dos S. Carvalho Gicelia Maria dos Santos Maria Jose Bomfim da Silva, Ana Cristina de Jesus Lima, Gildete Ferreira dos Santos, Maria Jose Lima Santos, Ana Maria Dantas Machado, Iara Andrade Ornelas, Marizelia Leite Moreira Sampaio, Ana Paula Nogueira de Souza, Isaura Maria Strappa Facchinetti Doria, Miriam da Silva Tourinho Dantas, Antonio Sergio Leite de Melo, Izabel Cristina Ribeiro Santos Nadia de Carvalho Santos Matos, Antonio Welington de Souza Silva, Jaciara Freitas de Melo, Nivaldo Ribeiro Pimenta, Aurelito Costa Souza, Jadilene Castro Guedes Soares, Orlandina Wanderley da Silva, Benedita Maria de Souza, Jaira de Souza Gomes Bispo, Rosana Santana Santos, Carlos Elias Almeida de Oliveira, Jose Carlos Soares Santos, Rosemilda de Araujo P. Silva, Celina Lopes de Jesus, Jose Raimundo Alves dos Santos, Sandra Regina R. Pimenta da Silva, Celucia Acacia Carvalho S. Miranda, Julia Maria Cezar de Souza, Sandra Verbena Dias Ornelas, Claudeir Maria Rodrigues Leao Souza, Jussiaria Dinisia de Santana, Shirley Maria de Matos Lima, Cristiane Santana Sodre, Lecia de Almeida Pena Silva, Tatiana Barros de Souza Peixoto, Damiana Barreto de Matos, Livia Maria Santa Anna Fernandes Telma Araujo Lima, Dileci Silva Costa do Amaral, Maria Angelica Marques de Oliveira, Tereza Cristina B. Xavier de Jesus.

CALENDÁRIO LETIVO 2010

DICAS DE LINKS

Prefeitura de Alagoinhas

DICAS DE LINKS

Secretaria de Educação

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FACHADA DA UNIDADE ESCOLAR

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas, situado na Rua Professor Arthur Pereira de Oliveira, s/n, no bairro Thompsom Flores, na cidade de Alagoinhas-Ba, foi criado através da Portaria nº 923 D.O. de 10/04/1974, inicialmente fundado como Complexo Escolar Polivalente de Alagoinhas, para oferecer o Ensino Fundamental e iniciação a cursos técnicos. Em 1985 foi implantado o 2º Grau com os Cursos: Científico, Técnico Profissionalizante e Magistério conforme Portaria nº 6403, D.O. de 15 e 16 de 1985. Em 1986, passou por mais modificações na sua estrutura curricular com a implantação do Curso de Aceleração III, estágio I e II. Atualmente oferece o Ensino Médio na modalidade Regular e Ensino Médio - EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Tempo Formativo III, e ainda trabalha com o Ensino Fundamental II do 6˚ ao 9˚ Ano. Este último, com previsão gradativa de exclusão de séries respectivas até sua extinção.
Ao longo desses 36 anos de história, o Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas desenvolveu diversos trabalhos pedagógicos em consonância com os princípios da LDB, buscando atender aos anseios da comunidade onde está inserida e circunvizinhança.

DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR

Unidade escolar- Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas
Endereço -Rua Professor Arthur Pereira de Oliveira, s/n
Telefones- (75) 34223492/ 34226941/ 34215840
E-mail -Polivalente.al@yahoo.com.br
Home-page -Em andamento
Cadastro no MEC/Inep- 29149886
Autorização de funcionamento -10.04.1974
Classificação IDEB 2,0 (2005 e 1,6 (2007)
Modalidades de ensino- Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
Quantitativo de alunos- 1.864

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

O corpo administrativo do Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas, DIREC 03 – Alagoinhas-Ba é composto por 01 diretora, 03 vice-diretores (01 por turno), 01 secretária e, recentemente, um coordenador pedagógico(o qual atua em sistema de rodízio com mais duas escolas). A escola possui 61 professores licenciados, mais da metade pós-graduados, e 21 profissionais que compõem o quadro de pessoal administrativo e de apoio.
A gestão atual tem seu mandato temporal definido por 03 anos, atuando desde janeiro de 2009, quando assumiu após eleição direta para diretor, contemplando a modalidade historicamente considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação. Todas têm cerca de duas décadas em plena atividade e serviços prestados ao setor educacional. A diretora Glória Cristina Lima Nascimento da Mata, graduação em Matemática e especialização em Orientação Educacional e Matemática e suas Tecnologias; Tereza Cristina Brito Xavier de Jesus (vice-diretora do matutino), graduação em Letras com habilitação em Língua Estrangeira e especialização em Texto e Gramática; Rosana Santana Santos (vice-diretora do vespertino), graduação em História e especialização em Orientação Educacional e Andréa Oliveira de Souza Torres (vice-diretora do noturno) graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa. A maioria com experiência em gestão escolar e ainda exercendo a função de regência de classe no turno oposto no caso de complementação de carga horária.

QUADRO FUNCIONAL

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola é de grande porte, funciona nos três turnos com 16 salas de aula por turno e um anexo em Boa União – distrito de Alagoinhas, funcionando no prédio da Escola D. Avelar, Rua Capelinha, com 05 salas, perfazendo o total de 1.864 estudantes – dados referentes até o momento da construção do presente documento, ano 2010. Sua estrutura física é composta de 16 salas de aula, 01 biblioteca, 01 auditório com capacidade para 200 pessoas, 03 laboratórios, sendo 02 de informática e 01 de Ciências, 01 cantina, banheiros separados por sexo para alunos e professores, área livre para recreação sendo 01 interna coberta e 01 externa contendo uma quadra poliesportiva aberta, almoxarifados, área administrativa composta por uma diretoria, 01 vice-diretoria, 01 secretaria, 01 sala de coordenação, 01 sala de professores, 01 almoxarifado, 01 sala de arquivo ativo e 01 inativo, e 01 sala de mecanografia.
Os espaços de circulação são satisfatórios, contemplando ação prevista no PDE do colégio no que diz respeito à acessibilidade, uma vez construídas rampas, barras de segurança e vasos sanitários adequados aos portadores de necessidades especiais. Algumas melhorias se fazem necessárias a exemplo da biblioteca, banheiros, rede elétrica e de esgoto, auditório e cozinha, bem como da iluminação e ventilação de salas de aula.

PERFIL DOS ESTUDANTES

A clientela é composta em sua maioria por adolescentes e no turno noturno por adultos trabalhadores, sendo muitos destes oriundos do mercado informal. Este contingente atendido pela Unidade de Ensino é proveniente de bairros periféricos e circunvizinhos, com origem de família com baixo nível socioeconômico e dificuldades de aprendizagem. Muitos destes também têm freqüência irregular e apresentam defasagem na idade/série devido à necessidade de logo cedo ingressar no mercado de trabalho, ainda que informal, como garantia de sua sobrevivência e, sobretudo, de seus familiares.

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A comunidade inserida no contexto escolar, de acordo com o nível socioeconômico, pertence às camadas média e baixa – característica inerente à sua localização. É um bairro residencial com poucas casas comerciais em sua proximidade, a não ser bares. Suas condições de iluminação precisam melhorar, mas é bem servida de transporte e saneamento básico, com ruas calçadas e/ou asfaltadas, num local de fácil e rápido acesso ao centro da cidade. Como única oportunidade de lazer local, as associações de bairro existentes no entorno utilizam a quadra poli-esportiva da escola para treinos diários e torneios de futebol. A comunidade também conta com o auditório para outras atividades - tudo com autorização prévia, conforme cronograma pré-estabelecido e regulamentado pela direção. As condições de segurança da circunvizinhança, bem como da própria escola, é praticamente inexistente, dependente dos órgãos governamentais competentes para tomada de medidas e ajustes emergentes de ordem local e nacional. A ronda de policiais é esporádica, apesar das condições de periculosidade da localidade.
Apesar da solidariedade que lhe é característica pela atenção aos estudantes e alerta a situações adversas, a comunidade ainda deixa a desejar no que diz respeito à participação ativa e dialética com o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola.